SOBRE A TECHKIDS DAY

O TechKids Day ocorrerá dia 12 de novembro no Museu Catavento com mais de 8 horas de programação especial para crianças, pais e educadores com atividades envolvendo ciência, tecnologia e aprendizagem lúdica.

Construído por voluntários engajados em criar atividades de impacto na cidade, o evento está aberto para que interessados inscrevam ações que possam contribuir com a proposta de envolver as crianças da cidade em tecnologias educativas.

ATIVIDADES

TechKids Day no Museu Catavento

Mundo Maker

O Mundo Maker participa da SPTech Kids com atividades incríveis para meninos e meninas de 7 a 14 anos.

Programação, Modelagem 3D, robótica, mecânica, eletrônica, cortadora a laser, impressora 3d. Tudo isso usando a criatividade para construir projetos incríveis, trabalho em equipe, raciocínio lógico e muita mão na massa em pelo Museu Catavento.


Casa de Makers

Oficina de Robótica com recicláveis e Robótica Ozobot

(RE)cile, (RE)use, (RE) crie, tudo à sua maneira.
Recicláveis e circuitos elétricos: A partir de materiais do dia a dia, aprenderemos a reutilizar desde papelão à motores,, construindo robôs, carrinhos, lanternas e tudo mais que sua criatividade quiser.

Robótica Ozobot: o ozobot é um robô que segue linha e identifica sequência de cores, sendo assim é possível “programa-lo” usando linhas.

Robota
Oficina Mão na Massa com Makey-Makey

A partir do uso da interface Makey-Makey,  Kit de montagem da Robota Tecnologia Educacional e materiais recicláveis, iremos explorar a criatividade na construção de instrumentos musicais que irão “emitir” sons por meio de uma programação feita com a plataforma de programação Scratch.

A Oficina será no estilo “mão na massa” ,  construiremos um instrumento e o faremos emitir sons de verdade.  Faremos 4 oficinas com a possibilidade de atender á até 12 crianças em cada uma delas!!!     Faça sua inscrição ao chegar ao Catavento.

Saga Polén
Circuito Meg Margadinória

Em circuitos de uma hora as crianças aprendem fundamentos de robótica montando um circuito eletrônico em um robô com Leds e Paper Toy, trabalhando a criatividade e estimulando a criança com a metodologia maker.

Atividade aberta, para crianças de 06 a 11 anos, acompanhados por um responsável legal.

Storymax
Oficina de Leitura Interativa

A Oficina de Leitura Interativa da StoryMax apresentará dois apps books  aplicativos de clássicos da literatura enriquecidos com recursos interativos.
A atividade foi pensada para crianças e jovens experimentarem uma forma diferente e divertida de ler, pensar, aprender e se engajar na construção de um mundo melhor.

Haverá leitura colaborativa e compartilhada com leitores a partir de 10 anos e também um debate sobre a temática principal da Coleção Nova Perspectiva (da qual os dois app books são parte): os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Mitra Jogos de Tabuleiro Interativos

Atividades com jogos de tabuleiro gigantes promovendo a interação entre os partcipantes com o objetivo de desenvolver várias possibilidades produtivas e de aplicação do jogo, resgatando o lúdico, como exercício da vontade do pensar, do sentir e do fazer esquecido na nossa sociedade, oferecendo realização e consciência pessoal.

Exposição de Impressoras 3D

A LWT fará uma exposição de impressoras 3D e demosntrará as possibilidades dessa tecnologia para os visitantes do museu Catavento durante a SPTech Kids.

Atividades Museu Catavento

Seção UNIVERSO

Astronomia

Toque em um meteorito de verdade, conheça mais sobre a lua, o sol e a nossa galáxia um uma seção cheia de descobertas impressionantes e fascinantes.

Aventura no Sistema Solar (Necessário retirada de senhas na bilheteria)

Aqui você se torna tripulante de uma viagem espacial e enfrenta desafios como consertar o telescópio Hubble e levar suprimentos até a Estação Espacial Internacional. Mas tome cuidado, muitas surpresas podem acontecer e tornar essa viagem uma aventura interplanetária

Terra

Conheça mais sobre a formação geológica da terra, explore uma caverna cenográfica e utilizando uma caixa de areia compreenda conceitos de topografia de maneira lúdica e interativa.

Seção VIDA

No setor da vida, podemos observar um aquário, aprender mais sobre o DNA, o corpo humano, uma verdadeira imersão no mundo da biologia.

Borboletário 

Um recinto com borboletas vivas, se alimentando e voando para que todos possam entender e viver o mundo desses insetos.

Do Macaco ao Homem (Necessário retirada de senhas na bilheteria)

Exposição elaborada pelo Professor Walter Neves biólogoarqueólogo e antropólogo, que apresenta os principais passos evolutivos da humanidade em diferentes aspectos.

Viagem ao fundo do mar (Necessário retirada de senhas na bilheteria)

Aqui você fará parte da tripulação de um submarino de pesquisa e viverá uma aventura surpreedente e emocionante pelos oceanos do planeta Terra

Seção ENGENHO

No setor do Engenho você aprende sobre calor, eletromagnetismo, som, mecânica de uma forma interativa e muito divertida. Não esqueça de tirar foto do seu cabelo arrepiado na Maquina de Van der Graff.

Se liga no LEGO (Necessário retirada de senhas na bilheteria)

Utilizando os kits da Lego Education, você construirá mecanismos e instrumentos que estimulam a criatividade e a inovação, e perceberá que aprender física e engenharia pode ser muito divertido e estimulante.

Seção SOCIEDADE

Um lugar para debater a questão das drogas, seus efeitos no organismo, implicações sociais e culturais a fim do jovem refletir sobre suas escolhas e consequências.

Jogos do poder

Grandes episódios da História do Brasil são apresentados através dos quadros do Cândido Portinari. Utilizando sofisticado sistema de sensores, o visitante, ao mover os pincéis sobre a superfície envidraçada faz surgir a obra de Portinari, revelando os episódios marcantes da história do Brasil, seus personagens e seu contexto simbólico.

Monte dos sábios mar (Necessário retirada de senhas na bilheteria)

Numa parede de escalada de sete metros de altura, há uma galeria com os grandes personagens da história da humanidade. Por meio de quadros sensitivos, o visitantes ao aproximar do retrato, o personagem se movimenta e começa a falar de suas grandes descobertas.

Questões de hoje e sempre

Um espaço para debate e reflexão. Com mediação de um monitor o visitante poderá discutir temas atuais da sociedade, como a interrupção de gravidez, homofobia, pena de morte, entre outros.

Terrário / Ecologia

Dentro do garrafão de vidro, há diversas espécies de plantas, terra e agua. Só a luz vem de fora. Ele foi lacrado há dois anos e permanece vivo. Também são abordados temas relacionados aos seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem: Reservas extrativistas, Extinção, Energias alternativas, Ciclo da água, Aquecimento Global, e o que nós podemos fazer?

Nanoaventura (Necessário retirada de senhas na bilheteria)

Nano é uma palavra que indica uma coisa muito, muito, mas muito pequena! De maneira lúdica e divertida, esta seção passa conceitos de nanociência e nanotecnologia, com muita interatividade, vídeos e jogos eletrônicos.

Estúdio de TV  (Necessário retirada de senhas na bilheteria)

Quem nunca se imaginou dentro de um programa de TV? No estúdio do Catavento você fará parte de um programa gravado e exibido em tempo real e conhecerá mais sobre as técnicas utilizadas no cinema e na televisão.

Laboratório de Química (Necessário retirada de senhas na bilheteria)

Descubra o quão mágica a química pode ser em uma seção onde diversos experimentos químicos são feitos na frente dos visitantes, inclusive, há rumores de acontecimentos explosivos ocorrendo no local.

logo-futura-code-183x77

TechKids Day nas Fábricas de Cultura da Zona Leste- Circuito Futura Code

Publico são crianças de 7 a 17 anos. As atividades desenvolvem uma série de habilidades cognitivas e comportamentais como raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe,  empreendedorismo, entre muitos outros.  Das 14h30 às 16h30 nas Fábricas de Cultura da Zona Leste, nos bairros:

Fábrica de Cultura Itaim Paulista 
Rua Estudantes da China, nº 500.

Fábrica de Cultura Parque Belém
Av. Celso Garcia, nº 2.231 – Portaria 1 ou Rua Nelson Cruz – Portaria 2, na altura do nº 2.200 da Av. Celso Garcia.

PARCEIROS